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Dores nas Costas, saiba como prevenir

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A  Lombalgia, dores nas costas podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.

Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa. Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores, queimações, crises com “travamentos” e até incapacidade de ficar com o corpo ereto para caminhar ou até mesmo manter-se em pé.

Dentre as possíveis causas de lombalgia podem-se citar

  • Excesso de peso;
  • Movimentos bruscos,
  • A flacidez muscular e a falta de condicionamento físico também podem gerar dores fortes e transitórias
  • Trabalhos que exiges muito tempo sentado ou em pé
  • Posturas não ergonômicas podem estar relacionadas as dores nas costas.

Estas ocorrências geralmente estão relacionadas à sobrecarga e esforços que geram contraturas, distensão e inflamação local. Para uma musculatura mal condicionada, o acúmulo de ácido lático gerado pelo excesso de estresse mecânico e a falta de preparo físico podem “travar” as costas da pessoa após o movimento excessivo ou até mesmo deitado em repouso.

Durante as crises, a dor causa limitação na vida da pessoa, restringindo desde o trabalho, o lazer, as atividades diárias, o sono, a locomoção e até mesmo os cuidados pessoais.

PREVENÇÃO

 Manter uma postura correta, não só em repouso como na execução das várias atividades diárias, é de importância fundamental para a saúde do aparelho locomotor. Permite por exemplo, prevenir ou minorar as dores musculares e lesões por traumatismos repetidos.

Nosso aparelho locomotor é constituído pelos sistemas muscular e ósseo;

– Eles possuem 656 músculos e 206 ossos;

– Tem como função principal a atuação em conjunto para que as pessoas possam se locomover.

O tratamento das lombalgias deve visar ao alívio do quadro doloroso, às medidas necessárias para evitar a recidiva, cada vez mais frequente e mais dolorosa.

Exercício físico é a melhor forma de prevenção contra a lombalgia

A prática de exercícios físicos é forma mais eficaz para prevenir dores nas costas ou evitar novos episódios, segundo uma revisão científica publicada na edição de fevereiro do periódico “The Spine Journal”. Pesquisadores do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington revisaram 20 artigos científicos que analisaram diferentes intervenções contra a dor lombar em pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Os trabalhos avaliaram os resultados do uso de suportes para as costas, de reeducação postural, de programas de redução de carregamento de peso, de políticas de prevenção no trabalho, de uso de palmilhas e de exercícios. O que se mostrou mais eficiente foi a atividade física, sete dos oitos estudos que avaliaram experimentos com exercícios reduziram crises de dor lombar.

TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM MELHOR EFICÁCIA

  1. Exercícios para tonificar os músculos profundos do abdômen, que sustentam a base da espinha.
  2. Alongamentos
  3. Condicionamento aeróbio (Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar, pular, saltar, saltitar)

Todos esses exercícios te darão um excelente resultado, cabe a você fazer o que mais gostar.

BOLAS SUÍÇAS

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Exercícios com Bolas Suíças, aumenta a estabilidade lombar

MUSCULAÇÃO

 

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Cadeiras extensoras

Tem a função de fortalecer os membros inferiores, quando firmes e fortes amortecem partes do impacto que do contrário abalaria a coluna.

ALONGAMENTOS

alongamento para dor nas costas

O ato de levar as mãos ao chão e mantê-las com as pernas esticadas, estica as costas e a parte de trás com os membros inferiores. Esses exercícios são feitos na aula  de  Pilates

EXERCÍCIOS AERÓBICO DE BAIXO IMPACTO

Existem vários tipos de exercícios aeróbicos que são suaves para as costas e, quando realizados de uma forma regular, são altamente efetivos para a melhora do condicionamento:

  • Caminhada. Em geral, a caminhada é bem suave para as costas, e caminhando 2 a 3 milhas, 3 vezes por semana é muito útil para os pacientes.
  • Bicicleta. Andar de bicicleta também é um caminho efetivo para exercitar-se sem causar stress na lombar.

 

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