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Atividades Física Gravidez

Nesse post abordaremos os benefícios da atividade física para gestantes, então não apenas afirmamos como a atividade física faz bem, como também elencamos todos os benefícios que ela proporciona. E além dos ganhos físicos proporcionados por ela, também abordaremos os psicológicos

Atividade física é saúde. É qualidade de vida. Sendo assim, vamos ao que interessa, aos benefícios reais dela:

Físicos:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz o inchaço;
  • Fortalece a musculatura abdominal;
  • Melhora a postura;
  • Contribui para o funcionamento do intestino;
  • Diminuição das dores lombares;
  • Prepara o corpo para o crescimento do bebê;
  • Facilita a recuperação pós-parto.
  • Melhora a capacidade respiratória, diminuindo a falta de ar
  • Melhora a capacidade cardíaca, facilitando o trabalho de parto e a sua recuperação;
  • Combate o excesso de peso;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumenta a força muscular;
  • Diminuição das dores nas costas;
  • Baixa os níveis de glicose no sangue.
  • Diminuição das complicações obstétricas
  • Menor risco de parto prematuro
  • Diminuição dos riscos de diabetes gestacional
  • Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea

Psicológicos

  • Melhora da auto-estima e auto-imagem
  • Melhora da sensação de bem estar
  • Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.
  • Facilidade de sociabilização, diminuindo isolamento.

Os exercícios para gestantes não são indicados nos seguintes casos:

  • Risco de parto pré-maturo
  • Pressão alta
  • Sangramento persistente entre o segundo e terceiro trimestre
  • Placenta prévia
  • Pré-eclâmpsia

Lembrando que temos que ter a liberação do obstetra e acompanhamento de um educador físico.

Depois de todos esses benefícios, você ainda está pensando se irá fazer atividade física?

Dedique a você, 30 minutos diários para o exercício físico, são apenas 2% de todo o seu dia!

Vale a pena por todos os benefícios que lhe proporcionam e pelo grande bem-estar gerado por ela.

Lembrando que quem comanda sua vida e sua mente, é VOCÊ!

Eu também tenho cansaço, sono, preguiça, fome, e essas barreiras fazem parte do meu dia-a-dia. Assim como todos possuo sempre duas escolhas: De virar as costas e ir para casa descansar ou de dedicar 30 minutos ou 1h do meu dia fazendo atividade. Minha escolha é sempre me dar esse presente diário que é a atividade física, com inúmeros benefícios físicos e psicológicos para meu bebê e para mim.

Carla Sanches – Professora de Educação Física e Gestante

Atividade Física na Gravidez

Há anos atrás era recomendado que as grávidas ficassem em repouso a maior parte da gestação.

Hoje, devido ao avanço da medicina está comprovado que manter-se saudável e ativa faz bem, tanto para a mamãe como para o bebê, lembrando da importância do acompanhamento médico e da liberação do obstetra, pois as grávidas que possuem alguma patologia, sangramento, sintomas propensos a aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas as atividades devem ser evitadas até melhora do quadro de saúde.

De acordo com os obstetras as grávidas saudáveis estão liberadas para atividade física desde o início da gestação, sendo assim consulte o seu médico. As grávidas que já tinham o hábito da atividade física podem continuar suas atividades com uma carga mais leve e com atenção na pressão arterial e batimento cardíaco, atenção triplicada principalmente no primeiro trimestre pois o risco de abortos espontâneos é maior nesse primeiro momento, diminuindo a intensidade dos exercícios e pesos. As mamães que ainda não praticam alguma atividade podem dar início imediato a ela, porém com atividades menos intensas como caminhadas, hidroginástica, pilates, musculação com baixa intensidade.

Eu acredito muito nos benefícios que atividade física nos proporciona, entendo que eles são um presente diário ao nosso corpo e nossa mente! Seja uma grávida ativa e saudável! Pratique atividade física! E aí, vamos começar?

Carla Sanches – Professora de Educação Física e Gestante

 

A  Lombalgia, dores nas costas podem ser associadas ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé.

Segundo a OMS cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida esse tipo de dor. No Brasil, 50 milhões de brasileiros por ano apresentam tal queixa. Os sintomas e sinais de lombalgia vão desde ligeiros desconfortos, dores, queimações, crises com “travamentos” e até incapacidade de ficar com o corpo ereto para caminhar ou até mesmo manter-se em pé.

Dentre as possíveis causas de lombalgia podem-se citar

  • Excesso de peso;
  • Movimentos bruscos,
  • A flacidez muscular e a falta de condicionamento físico também podem gerar dores fortes e transitórias
  • Trabalhos que exiges muito tempo sentado ou em pé
  • Posturas não ergonômicas podem estar relacionadas as dores nas costas.

Estas ocorrências geralmente estão relacionadas à sobrecarga e esforços que geram contraturas, distensão e inflamação local. Para uma musculatura mal condicionada, o acúmulo de ácido lático gerado pelo excesso de estresse mecânico e a falta de preparo físico podem “travar” as costas da pessoa após o movimento excessivo ou até mesmo deitado em repouso.

Durante as crises, a dor causa limitação na vida da pessoa, restringindo desde o trabalho, o lazer, as atividades diárias, o sono, a locomoção e até mesmo os cuidados pessoais.

PREVENÇÃO

 Manter uma postura correta, não só em repouso como na execução das várias atividades diárias, é de importância fundamental para a saúde do aparelho locomotor. Permite por exemplo, prevenir ou minorar as dores musculares e lesões por traumatismos repetidos.

Nosso aparelho locomotor é constituído pelos sistemas muscular e ósseo;

– Eles possuem 656 músculos e 206 ossos;

– Tem como função principal a atuação em conjunto para que as pessoas possam se locomover.

O tratamento das lombalgias deve visar ao alívio do quadro doloroso, às medidas necessárias para evitar a recidiva, cada vez mais frequente e mais dolorosa.

Exercício físico é a melhor forma de prevenção contra a lombalgia

A prática de exercícios físicos é forma mais eficaz para prevenir dores nas costas ou evitar novos episódios, segundo uma revisão científica publicada na edição de fevereiro do periódico “The Spine Journal”. Pesquisadores do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Washington revisaram 20 artigos científicos que analisaram diferentes intervenções contra a dor lombar em pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Os trabalhos avaliaram os resultados do uso de suportes para as costas, de reeducação postural, de programas de redução de carregamento de peso, de políticas de prevenção no trabalho, de uso de palmilhas e de exercícios. O que se mostrou mais eficiente foi a atividade física, sete dos oitos estudos que avaliaram experimentos com exercícios reduziram crises de dor lombar.

TIPOS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM MELHOR EFICÁCIA

  1. Exercícios para tonificar os músculos profundos do abdômen, que sustentam a base da espinha.
  2. Alongamentos
  3. Condicionamento aeróbio (Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar, pular, saltar, saltitar)

Todos esses exercícios te darão um excelente resultado, cabe a você fazer o que mais gostar.

BOLAS SUÍÇAS

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Exercícios com Bolas Suíças, aumenta a estabilidade lombar

MUSCULAÇÃO

 

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Cadeiras extensoras

Tem a função de fortalecer os membros inferiores, quando firmes e fortes amortecem partes do impacto que do contrário abalaria a coluna.

ALONGAMENTOS

alongamento para dor nas costas

O ato de levar as mãos ao chão e mantê-las com as pernas esticadas, estica as costas e a parte de trás com os membros inferiores. Esses exercícios são feitos na aula  de  Pilates

EXERCÍCIOS AERÓBICO DE BAIXO IMPACTO

Existem vários tipos de exercícios aeróbicos que são suaves para as costas e, quando realizados de uma forma regular, são altamente efetivos para a melhora do condicionamento:

  • Caminhada. Em geral, a caminhada é bem suave para as costas, e caminhando 2 a 3 milhas, 3 vezes por semana é muito útil para os pacientes.
  • Bicicleta. Andar de bicicleta também é um caminho efetivo para exercitar-se sem causar stress na lombar.

 

Os principais benefícios da atividade física para crianças e jovens são:

1 – desenvolver tecidos músculo-esqueléticos saudáveis (ou seja, ossos, músculos e articulações);

2 – desenvolver um sistema cardiovascular saudável (isto é, coração e pulmões);

3 – desenvolver a consciência neuromuscular (ou seja, a coordenação e movimento de controle);

4 – manter um peso corporal saudável.

A atividade física também tem sido associada com benefícios psicológicos em jovens, melhorando o seu controle sobre os sintomas de ansiedade e depressão. Da mesma forma, a participação na atividade física pode ajudar no desenvolvimento social dos jovens, oferecendo oportunidades de auto-expressão, a construção de auto-confiança, interação social e de integração. Também tem sido sugerido que os jovens fisicamente ativos tem mais facilidade de adotar outros comportamentos saudáveis (por exemplo, evitar o cigarro, álcool e drogas) e ter um melhor desempenho na escola.

Níveis recomendados de atividade física com idades entre 5 – 17 anos

crianca

Para as crianças e jovens, a atividade física inclui  jogos, esportes, recreação, educação física, no âmbito das atividades da família, da escola e da comunidade.
A fim de melhorar condicionamento cardiorrespiratório e muscular, a saúde óssea e cardiovascular e biomarcadores de saúde metabólicos:
1. Crianças e jovens com idade entre 5-17 deve acumular pelo menos 60 minutos de moderada a vigorosa atividade física de intensidade diária.
2. Quantidades de atividade física superior a 60 minutos fornece benefícios adicionais na saúde.
3. A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbia.
As atividades de intensidade vigorosa devem ser incorporadas, incluindo aqueles que fortalecem músculos e ossos *, pelo menos 3 vezes por semana.
* Para essa faixa etária, as atividades de carregamento óssea pode ser realizada como parte de jogar jogos, correndo, girando ou saltar.Fonte: Organização Mundial da Saúde

Exam: 70-680 , 400-351   , 1Z0-804 , 1Z0-061 | 350-080   , 70-347 | 070-331 , 70-487 , CBAP   , 350-060 , 117-201 , 102-400 , 210-260   , 70-461   , 350-060   , 312-49v8 | 70-697 , 70-332   , 700-501 , 9L0-012 , 70-346 , MB6-702 | 70-417   , ADM-201 , 700-037 , HP0-A113 | 400-201   , 74-678   , M70-101 | CBAP , 70-411   , 210-060   , 70-463 , 70-347 , 1Z0-067 , 000-080 , 70-480 | 1Z0-144 , MB2-708   , 70-178 , 350-029 , 2V0-620   , 300-206   , EX300 , 600-460 , N10-006   , PK0-003   , 642-732 , 000-105 , 3I0-012   , 9A0-385 , 70-466   , 70-480   , 300-208   , 2V0-621D , A00-211 | 200-120 | 1Y0-201 , 300-075 , 070-466 , 70-177   , 400-101 | OG0-091 , 98-365 , 200-125   , 642-996 , 74-678   , 599-01 , 70-486   , 9A0-385   , PK0-003   , 70-411 , 300-101 , 70-494   , 300-115 | 700-037 , 70-463 | 700-801 | P2090-739 | OG0-093   , 642-997   , 300-320   , 642-997 , EX200 , CBAP , 000-106 , 000-104 , 810-401 | CAP , 1z0-808   , EX200 , 117-201 , 200-105 , 350-001 , 700-260 , JN0-633   , 70-246 , 117-202   , JN0-102 | 70-178   , 400-101 , CAS-002 , 70-488 , 070-461 , ADM-201   , 350-050   , CISA , 300-206   , 000-105   , 070-483   , 70-532   , CISA   , 9L0-422 | 9L0-012 , 9L0-012 , CRISC   , 000-089 , CAS-002 , CQE , EX300 | 070-331   , ITILFND , 642-732   , 400-101 , 070-483   , CCA-500 , CAS-002 , 200-125 , PMI-001 , JN0-332 , 600-455 , MB2-704   , 642-997 , ICBB , 100-105 , 350-080 , MB2-704   , 300-085   , AND-401 , 70-413 , human hair wigs: Human Hair Extensions   , Lace Front Wigs   , human hair wigs   , brazilian hair   , brazilian hair   , human hair extensions   , lace front wigs   , human hair wigs   , lace wigs   , hair extensions   , human hair full lace Wigs   , hair wigs   , lace front wigs   , human hair extensions   , brazilian hair   , human hair extensions   , hair extensions   , human hair extensions   , lace front wigs   , lace front wigs   , human-hair-wigs    | lacewigsbuy-human-hair-wigs    | divatress-wigs-human-hair    | platinumwigs-human-hair-wigs    | headcovers-wigs-human-hair-wigs    | besthairbuy-wigs    | sistawigs-human-hair-wigs    | bestwigoutlet-wigs-human-hair    | wig-type-human-hair-wigs    | human-hair-wig    | everafterguide-human-hair-wigs    | especiallyyours-wigs    | irresistible-wigs    | epiccosplay-wigs    | divatress-wigs    | lace-front-wigs    | hairsisters-lace-front-wigs    | samsbeauty-lace-front-wigs    | lace-front-wigs-human-hair    | aprillacewigs-lace-front-wigs    | omywigs    | lace-front    | lace-front-wigs    | lace-front-hairsisters    | lace_front_wigs    | lace_front_wig    | platinum-lace-front-wigs    | premier-lace-front-wigs    | human-hair-wigs    | human-hair    | human-hair-wigs-eva    | brazilian-hair    | brazilian-hair-onsale    | human-hair-wigs    ; brazilian hair   , lace front wigs   , human hair wigs   , lace front wigs   , human hair wigs   , human hair weave   , human hair wigs   ,

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